Blog

BookStack – plataforma colaborativa para organizar e armazenar informação

Hoje vamos ficar a conhecer o BookStack, uma plataforma gratuita e open-source, que permite de uma forma simples escrever, organizar e armazenar informação.

Hoje vamos ficar a conhecer o BookStack, uma plataforma gratuita e open-source, que permite de uma forma simples escrever, organizar e armazenar informação.

O BookStack organiza informação de uma forma hierárquica, usando 3 tipos diferentes de conteúdo:

  1. Books (livros)
  2. Chapters (capítulos)
  3. Pages (páginas)

Os Books são o conteúdo principal, podendo conter Chapters e/ou Pages. Os Chapters apenas podem conter Pages.

 

Um Book criado para este exemplo

As páginas são facilmente editáveis com um editor de texto que nos dá todas as formatações que seriam de esperar, assim como mais algumas. Na imagem em baixo podemos ver a inserção de imagens, formatação de texto, notas de aviso e formatação de código.

Tipos de conteúdo e formataçãop

Como podemos ver, a barra lateral esquerda dá sempre um acesso rápido a toda a hierarquia do Book actualmente aberto, para uma navegação fácil.

Este tipo de software é extremamente útil quando utilizado em equipas que, colaborativamente, contribuem para a adição e organização de informação relevante a todos. Para isso o BookStack permite criar utilizadores e tem um sistema de Roles e Regras de Acesso, para definir facilmente quem pode fazer o quê no sistema.

Por exemplo, utilizadores com a Role de “Editor” podem fazer todo o tipo de alterações, enquanto que os “Viewers” apenas conseguem pesquisar e ler conteúdo, mas não podem alterá-lo.

Ecrã para configurar permissões para cada Role

Os utilizadores podem ainda deixar e responder a comentários em cada página. Esta é também uma forma de discutir o conteúdo sem ser necessário fazer alterações directas no mesmo.

Como seria de esperar, o BookStack permite uma pesquisa rápida através de uma caixa de texto. Inclui também um sistema de tags (etiquetas), que podem ser atribuídas a cada página. Dessa forma, facilita-se o acesso a informação com base em palavras-chave.

A próxima versão do BookStack (em actual desenvolvimento) acrescenta novas funcionalidades, como a possibilidade de definir uma “imagem de capa” para cada Book, criando assim uma forma mais rápida de filtrar visualmente os livros disponíveis.

nova interface com “capas” de livros

O BookStack está disponível em https://www.bookstackapp.com onde se pode aceder também ao respectivo código da aplicação e ao blog oficial.

Para mais informações ou apoio na instalação e utilização, contacte-nos.

No comments
thrivingBookStack – plataforma colaborativa para organizar e armazenar informação

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *